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Últimos dias para inscrição do Prêmio ABII 2020

Atualizado: Mar 11


Iniciativa da ABII (Associação Brasileira de Internet Industrial), prêmio tem o objetivo de reconhecer projetos de IIoT e indústria 4.0 que estão sendo destaque no cenário nacional. Os associados tem até o dia 16 de março para enviar suas inscrições (clique aqui e saiba como participar) e neste ano, uma grande novidade é que empresas parceiras de associados da ABII também poderão inscrever seus projetos, desde que eles tenham relação direta com os associados.


"Nosso objetivo é apresentar o que já está acontecendo, o que já está resolvendo dores dos negócios e acelerando a adoção da internet industrial e indústria 4.0 no Brasil e reconhecer os projetos inovadores do setor", explica o gerente executivo da ABII, Alexandre D´Angelo.


Durante o ano de 2020 estão previstas três rodadas de apresentações de cases - a primeira no Encontro Nacional em Curitiba, nos dias 1º e 2 de abril. Ao fim das três rodadas se classificam seis finalistas para o último encontro do ano da ABII, em São Paulo. Nas três rodadas de classificação, são os diretores da entidade que avaliam os cases a partir de critérios pré-definidos. Mas na final é formado um júri de especialistas externos para definirem o grande vencedor.


Inscreva-se agora para o 12º Encontro Nacional da ABII


"Vale muito a pena a inscrição do case da sua empresa. O caminho vale muito a pena. Ele nos ajudou a entender melhor o nosso projeto, a engajar o nosso time. As conversas com os demais colegas para formatar o case foram importantes também. Se não tivéssemos essa oportunidade da participação do prêmio ABII é possível que internamente a gente tivesse tratado este grande projeto como mais um. Não teríamos parado e reunido todas as informações", destaca Ricardo Gonçalves, diretor de desenvolvimento de negócios da Pollux, multinacional que teve o case vencedor no Prêmio ABII 2019.


"É uma oportunidade para o associado apresentar seu trabalho, para o usuário final, para o cliente. Este movimento da industria 4.0 é uma movimento global, então para o prêmio se torna importante par ao nosso cliente também", pontua Ricardo, que incentiva os associados a participarem e garante que vão tentar o bi neste ano.


Nosso projeto foi desafiador porque ninguém fez isso no mundo e ao mesmo tempo motivador para o nosso time. O prêmio ABII conseguiu coroar o trabalho e nos propiciou a oportunidade de ter um carimbo de uma entidade de reputação. O nosso case passou por um processo estruturado para vencer. Ele disputou com cases muito bacanas numa competição de alto nível, com um júri qualificado, que entende as dificuldades, complexidades e as tecnologias aplicadas. E isso faz a gente vibrar, ter orgulho", diz o diretor de desenvolvimento de negócios da Pollux, que foi quem apresentou o case da empresa em 2019.



Conheça detalhes do case vencedor de 2019


O case vencedor do Prêmio ABII 2019 é da linha e-commerce 4.0 para preparação de pedidos customizados, e foi desenvolvido pela Pollux em parceria com a Nestlé – Nescafé Dolce Gusto. O projeto foi escolhido o melhor entre seis finalistas, após a apresentação e análise do corpo de jurados, composto por profissionais referência em indústria 4.0 e internet das coisas. A premiação aconteceu durante o 11º Encontro Nacional da ABII, na sede da Microsoft, em São Paulo.


"O case consegue conseguiu unir uma realidade do mercado com a tecnologia. O que a gente observou junto a Nestlé – Nescafé Dolce Gusto é que existe um consumidor diferente no mercado. Ele é informado, impaciente, e até infiel. Muda de marca porque quer provar. Ele quer produtos personalizados. E muitas empresas olham para a indústria 4.0, a internet industrial sobre a ótica de aumentar a produtividade apenas. E é algo importante, que precisa ser feito (colocar tecnologia na minha fábrica para me tornar mais produtivo e assim mais competitivo). Porém, existe uma outra linha da indústria 4.0 que é saber como eu uso as tecnologias para criar uma experiência diferenciada para o meu consumidor final, para criar uma vantagem competitiva do ponto de vista de oferta de produto no mercado. É sobre esta vertente que a gente apresentou o case", detalha Alexandre Gonçalves, diretor de desenvolvimento de negócios da Pollux.


Segundo ele, antes o consumidor queria comprar uma caixa de café com 50 cápsulas e apesar da Nestlé ter uma infinidade de sabores, só era possível comprar o mesmo sabor. O nível de experimentação era muito baixo. O consumidor queria experimentar um café mais exótico, mas tinha medo de não gostar e aí o que fazer com as outras 49 cápsulas da caixa.



"Dentro do portfólio da Nestlé, 20% dos sabores representavam 80% do faturamento. Os sabores simplesmente não eram experimentados por uma limitação na hora da compra. Como a gente colocou a tecnologia a favor deste cenário? Desenvolvemos uma experiência do consumidor, em que ele entra no site e pode escolher quantos sabores diferentes ele quiser naquela caixa - sistema batizado de 'Do Seu Jeito'. Quando o consumidor faz a compra, a informação chega ao sistema Pollux, que faz todo o sequenciamento do pedido dentro da linha de produção. Uma linha desenvolvida exclusivamente para atender este cliente 4.0. Uma linha totalmente automática. É a primeira planta do mundo da Nestlé a fazer isso. Primeira experiência customizada com consumo de café no mundo", conta Ricardo.


Conforme o diretor de desenvolvimento de negócios da Pollux, com esta possibilidade de customização na hora da compra o consumidor foi empoderado. "Nós utilizamos várias tecnologias da 4.0. Usamos conectividade das máquinas, big date, robotização. Foi um conjunto muito grande de tecnologias. é o maior e-commerce alimentício do País. Uniu uma necessidade de mercado com tecnologias. A Nestlé entendia a necessidade mas não tinha o como fazer. A Pollux entrou com a solução. Não é comum no mercado ter este alto nível de customização em volume. Foram dois anos de trabalho com uma equipe grande envolvida. E receber o prêmio ABII foi um grande reconhecimento externo e um grande motivador interno", finaliza Ricardo.



Sobre a ABII


A ABII (Associação Brasileira de Internet Industrial), fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial e indústria 4.0 no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, a partir do desenvolvimento de tecnologias e inovação. A entidade tem 46 empresas associadas.


A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o IIC (Industrial Internet Consortium), consórcio criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel. Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, FIESC/CIESC e Embraco uniram-se para fundar a ABII. Mais informações: abii.com.br ou pelo e-mail contato@abii.com.br


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