• ABII

ABII traz conceito de Cidades Inteligentes para Joinville


Associação aplica tecnologia de Internet Industrial em Semáforos Inteligentes com o objetivo de melhorar a mobilidade do município

Joinville, fevereiro de 2018 – A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), que promove o crescimento acelerado da Internet Industrial no País, anuncia o testbed de semáforos inteligentes, em parceria com a Prefeitura Municipal de Joinville. A solução de Internet Industrial transformará semáforos tradicionais em Sistemas de Transporte Inteligente (ITS) com o uso de câmeras térmicas de tráfego, tecnologia inédita no Brasil. O sistema permite a detecção de pedestres, ciclistas e automóveis com 100% de precisão, sem interferência de chuvas, neblinas ou quaisquer condições climáticas.

A solução piloto será executada durante o primeiro semestre deste ano e está sendo liderada pelos especialistas que compõem os Grupos de Trabalho de Testbeds da ABII, que selecionaram este projeto baseados nos critérios de alto grau de inovação, impacto e escalabilidade.

Instaladas em alguns semáforos da cidade, as câmeras térmicas de tráfego coletam, em tempo real, dados das vias como fluxo de veículos, de ciclistas e de pedestres, permitindo aos semáforos inteligentes a tomada de decisão autônoma sobre o ajuste de intervalo em que devem operar, dando preferência para o tráfego em vias com maior congestionamento, por exemplo. Além disso, o sistema poderá gerar estatísticas e insights que irão auxiliar a prefeitura de Joinville na tomada de decisões de planejamento urbano, tornando a cidade conectada com os conceitos mais atuais de Internet Industrial e de Cidades Inteligentes e Humanas.

O crescimento das frotas dos grandes centros urbanos lidera o número de problemas relacionados a acidentes e ao nível de estresse da população pela quantidade de horas gastas em congestionamentos. Segundo a última atualização de frotas do IBGE, em 2016, Joinville já registrava mais de 380 mil veículos - número que não para de crescer. Já no Brasil, o aumento da frota foi de 119% nos últimos 10 anos e a estrutura viária não consegue acompanhar este crescimento.

“A adoção de Semáforos Inteligentes garante um trânsito mais eficiente, ágil e seguro para a cidade. Acreditamos que o trabalho colaborativo somado à Internet Industrial traga ganhos que impactam diretamente na qualidade de vida de todos os cidadãos, bem como na economia e na logística de Joinville, permitindo melhoria na mobilidade urbana de forma inteligente e segura. A Internet Industrial pode gerar impactos em todos os setores, incluindo manufatura, agronegócio, saúde, transportes, energia e cidades”, comenta o presidente da ABII, José Rizzo.

Sobre a ABII

A Associação Brasileira de Internet Industrial - ABII, fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, além da realização de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias e inovação.

A ABII foi inspirada no Industrial Internet Consortium – IIC, criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel. Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, FIESC/CIESC e Embraco uniram-se para fundar a ABII, que já conta com cerca de 40 empresas associadas. Mais informações: abii.com.br

Confira outras versões desta matéria que foi destaque em diferentes veículos de comunicação.

Informações para a Imprensa sobre a ABII:

RMA Comunicação

Elizabeth Boas – elizabeth.boas@agenciarma.com.br – (11) 2244-5962

Ivanir Costa – ivanir.costa@rmacomunicacao.com,br – (11) 2244-5943

#Internetindustrial

0 visualização

CONTATO

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

© 2020 por Associação Brasileira de Internet Industrial