• ABII

Ágora Tech Park é a nova sede da ABII


A Associação Brasileira de Internet Industrial – ABII tem agora uma nova sede! Desde o dia 28/03/19, a organização está atuando no Ágora Tech Park, novo hub de inovação recém-lançado em Joinville (SC). A mudança do SENAI para o espaço citado inicia um novo ciclo participativo em tecnologia para a Associação, reforçando a imagem diante do setor.

A escolha do local para a mudança foi feita porque o hub atua como catalisador das interações com empresas voltadas à tecnologia e à Internet Industrial das Coisas (IIoT), área de atuação da ABII. Com essa mudança, o intuito é ampliar a atuação no mercado, enxergando amplas possibilidades de engajamento em novos negócios e parcerias.

Confira a seguir mais informações sobre o novo pólo de Internet Industrial e as perspectivas para a nova sede da ABII!

Como a ABII chegou até a nova sede

Em agosto de 2016, as instituições Pollux, FIESC/CIESC e Embraco se juntaram para criar a Associação Brasileira de Internet Industrial em Joinville/SC . A iniciativa teve origem no objetivo em comum dessas empresas de incitar e promover o desenvolvimento da Internet Industrial no Brasil, fortalecendo o setor e promovendo debates importantes em vários meios.

A inspiração? A criação da ABII teve como referência uma organização similar lançada nos Estados Unidos pela IBM, GE e Intel. Estamos falando da Industrial Internet Consortium – IIC, que surgiu em 2014 com o mesmo fim de criar oportunidades para o futuro da Internet Industrial. A ABII inclusive participa do Acordo de Cooperação com o IIC, estando entre os cerca de 250 associados de 30 países.

Uma das ações da missão da ABII é defender a colaboração e o intercâmbio de conhecimento em tecnologia, perspectivas de desenvolvimento em inovação e o incentivo a estudos e pesquisas para novas tecnologias. A IIoT envolve o surgimento de máquinas inteligentes, sistemas computacionais e processos que promovem a eficiência operacional em diferentes indústrias.

Com essa base, a ABII se tornou uma das principais entidades de tecnologia e inovação do país e conta com mais de 50 empresas associadas ao longo da trajetória. Alguns exemplos são TOTVS, Embraer e Porsche Consulting, além de várias startups voltadas para o setor de IIoT.

Agora chegou a hora de alavancar ainda mais os objetivos estabelecidos, sendo a mudança de sede para o novo pólo tecnológico de Joinville só o começo da nova caminhada!

Perspectivas da ABII no Ágora Tech Park

O contrato para a nova sede no Ágora Tech Park foi assinado ainda no começo do ano, em 28 de janeiro de 2019. A ABII faz parte do círculo das primeiras empresas instaladas no hub, utilizando desde a inauguração do espaço uma das 33 salas privativas.

A instituição ganha assim mais uma maneira de explorar contatos e realizar parcerias, a partir de um espaço próprio para a open innovation e compartilhamento de ideias. 60% da área total do Ágora Tech Park está destinada para a área de convivência, onde as empresas instaladas têm a chance de se conectar e gerar negócios. Além disso,se aproxima de associados (Pollux, Termica e Spin) e parceiros (ACATE e ABIMAQ) também instalados no Ágora.

Já o auditório com mais de 200 lugares é um espaço próprio para receber convidados. Como promotora de vários eventos no setor de Internet Industrial, a ABII já agendou o primeiro encontro nacional a ser realizado no Ágora Tech Park. O evento deve acontecer no segundo semestre deste ano. O último encontro foi realizado em São Leopoldo (RS) nos dias 20 e 21 de março.

A concepção por trás do Ágora Tech Park

Os planos de construção do Ágora Tech Park em Joinville já existiam desde 2007, mas o projeto só passou a ser desenvolvido mesmo no final de 2017, com um investimento de R$ 120 milhões ao longo da implementação. O local escolhido foi o Perini Business Park, que se destaca como o maior condomínio empresarial multissetorial da América do Sul.

O pólo tecnológico tem como principal visão fomentar o ecossistema e promover conexões, abrindo caminhos para projetos colaborativos. Fundamentando essa visão, o projeto urbanístico do primeiro edifício foi desenvolvido a partir de um Hackathon realizado em março de 2018, um mês depois do lançamento do projeto de desenvolvimento em um Painel de Inovação. A competição contou com 110 participantes e o vencedor foi o Estúdio Módulo Arquitetura de SP, que apostou na sustentabilidade.

O prédio tem sistema fotovoltaico e as janelas favorecem o uso de luz e ventilação naturais, incitando a economia de energia. O gasto de água também é reduzido devido a um sistema de reaproveitamento inteligente. Para o bem-estar e saúde, a arquitetura ainda estimula o uso de escadas e o contato com a natureza nas áreas de descanso, havendo integração com a mata.

Inaugurado em 28 de março de 2019, o Ágora funciona como um laboratório de cidades inteligentes e humanas, apoiando empreendedores no hub de tecnologia e Internet Industrial. A abertura das portas foi realizada com uma festa comemorativa que contou com mais de 600 convidados, abrindo a agenda de eventos do hub de inovações.

Hoje o centro conta com os principais nomes do ecossistema da cidade, fomentando projetos diversos em cidades inteligentes, Internet Industrial e tecnologia no geral.

Quer fazer parte de um dos maiores hubs de Internet Industrial? Associe-se à ABII e comece a trocar experiências!


132 visualizações

CONTATO

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

© 2020 por Associação Brasileira de Internet Industrial