• C.Goldbach

Oito passos que colocarão seu projeto IIoT em prática


Nos posts antigos do blog você já pode entender melhor sobre a Internet Industrial das Coisas (IIoT), tendências futuras e possíveis desafios que precisarão ser transpostos para entrar de cabeça nesta tendência.

Mas e agora, por onde começar?

Neste post, seguindo uma análise feita pelo Gartner, vamos mostrar como criar estratégias, preparar, planejar e gerenciar projetos de IIoT bem-sucedidos para o seu negócio.

Colocando suas ideias de IIoT no papel

Nesta etapa inicial é preciso pensar em estratégias que aumentarão a receita, reduzirão custos e proporcionarão experiências novas e atraentes para os clientes.

Segundo o relatório da Gartner, se começa aos poucos, investindo em aplicações de IIoT com maior impacto e retorno de curto prazo (seis a nove meses) para então "avançar rapidamente" e alcançar diferenciação competitiva.

Os projetos devem envolver pessoas além das responsáveis em TI, como o controladoria, equipe jurídica, departamentos técnico e comercial, entre outros. É importante, então, criar um Centro de Excelência de IIoT, que envolverá os interessados do negócio, garantindo agilidade, flexibilidade e escalabilidade de prioridades.

Roteirizando seu projeto IIoT

Nesta segunda etapa deve-se começar a avaliar a maturidade do negócio como um todo - em termos de tecnologia, negócios e mercado.

Em seguida, é necessário identificar as habilidades faltantes e necessárias para pensar em como elas serão adquiridas: por meio de treinamento, recrutamento, terceirização etc.

Construa um roteiro multifuncional com projetos menores e mais fáceis de serem adotados para obter o retorno de investimento mais rápido. Este documento também deve determinar o cronograma de execução do projeto.

A partir dessa avaliação, o próximo passo é garantir uma maior adesão das demais unidades de negócio como vendas, suporte ao cliente, gerenciamento de produtos e finanças.

Planejando seu projeto IIoT

Após estabelecer as estratégias para a IIoT, visualizar o projeto, preparar e organizar o negócio, é necessário estudar as oportunidades internas e externas disponíveis da IIoT e seus benefícios esperados.

Nesta etapa, todos os interessados devem estar envolvidos no processo de planejamento, para identificar de quatro a oito projetos potenciais, preparar um caso de negócio e só então selecionar a melhor oportunidade para prosseguir.

Trabalhando com parcerias

À medida que os projetos IIoT vão sendo executados, o CIO se depara com uma gama crescente de tecnologias, arquiteturas e soluções. Para algumas organizações com recursos adequados, criar uma estrutura interna de IIoT desde o início pode ser uma opção. Para outros, parcerias podem ser um caminho mais rápido.

Em casos de parcerias, é necessário equilibrar os recursos internos aplicados aos projetos de IIoT com os parceiros. Assegure-se de que o negócio mantenha o controle do projeto geral e que os benefícios de qualquer terceirização aumentem suas próprias capacidades e habilidades.

Gerenciando seu projeto IIoT

Nesta etapa é que se consolida o Centro de Excelência em IIoT, ou seja, faz parte do seu gerenciamento delegar os deveres e responsabilidades de cada colaborador, garantindo a implementação, construção e design do seu roteiro.

Além disso, o Centro deve executar três tarefas principais:

. Gerenciar a governança de dados e monetização;

. Preparar e facilitar a aprovação do caso de negócios;

. Projetar, construir e implementar as metodologias e abordagens apropriadas para a IIoT.

Como determinar valores e facilitar a aprovação do caso de negócio

Os casos de negócios de IIoT não são tradicionais. Em muitas situações, o investimento pode ter um valor difícil de determinar. Outras vezes, as receitas da IIoT podem ser claramente definidas, porém alterar os modelos de negócio pode afetar a receita por vários anos.

Nestes casos, o CIO e o Centro de Excelência precisam direcionar o retorno do projeto dentro de prazos aceitáveis, pois com um período de retorno estendido corre o risco de reduzir o rigor necessário na obtenção do retorno.

Como projetar, construir e implementar as metodologias e abordagens apropriadas para a IIoT

Como vimos em outro post aqui do blog, as áreas de TI e TO também estão passando por mudanças significativas em suas rotinas de implementação e segurança.

Além disso, tecnologias emergentes em computação de borda ou inteligência artificial estão se tornando componentes integrais em arquiteturas de IIoT. Cada uma com seus próprios requisitos e abordagens de implementação.

Para que essa etapa seja bem-sucedida, é necessário assegurar de que tanto o Centro quanto os demais responsáveis pelo projeto tratem de questões regulatórias como parte do planejamento já que terão um efeito material no projeto e na implementação das soluções.

Para isso, assegure-se de que os problemas de propriedade de dados sejam tratados em um estágio inicial. Nomear um gerente para exploração de dados é uma boa alternativa.

Além disso, é necessário conduzir os casos de negócios da IIoT em torno do retorno de curto prazo ou de uma abordagem em etapas para projetos mais longos, medindo os resultados em cada estágio.

Projetando e construindo seu projeto IIoT

Antes de dar início ao seu projeto, é sempre bom seguir um modelo de referência como ponto inicial. O Gartner disponibiliza em sua análise um exemplo que engloba diversos tipos de negócios. Para visualizá-lo, clique aqui.

Depois de estudar bastante o modelo de referência, considere alguns pontos fundamentais que servirão de auxílio:

. Sempre use arquiteturas de referência de órgãos internacionais, como o Industrial Internet Consortium (IIC) e Industrie 4.0.

. Assegure-se de que a função da computação de borda e a necessidade de implementações no local sejam examinadas e entendidas completamente para soluções da IIoT. Implemente soluções de nuvem e borda híbridas somente quando necessário.

. Certifique-se de criar e implementar um plano abrangente de testes de IIoT de ponta a ponta.

Este foi um passo-a-passo de como criar seu projeto IIoT e ser bem-sucedido nesta empreitada. Agora mãos à obra! Para mais informações sobre IIoT, novidades do mercado de tecnologia e sobre nosso trabalho, continue lendo nosso blog.

#IIOT #Projetos #Gartner

42 visualizações

CONTATO

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

© 2020 por Associação Brasileira de Internet Industrial