• Genara Rigotti

Veja quem são os convidados do painel de abertura do ABII Live Talks

Atualizado: Jun 5


Agora que você já anotou na agenda as datas dos quatro eventos online que a Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) vai realizar a partir do dia 10 de junho, que tal conhecer um pouco mais sobre os convidados do painel de abertura? Esse primeiro evento reunirá quatro grandes empresas do cenário nacional, sob as óticas de consultoria estratégica, indústria automotiva, bens de consumo e área da saúde. O mediador do painel será o presidente da ABII, José Rizzo.


Renate Fuchs, da Accenture, abre o painel apresentando os desafios atuais, como aumentar a produtividade e a segurança em tempos incertos como este, além de apontar as soluções de Indústria 4.0 para curto, médio e longo prazo. Depois, Carlos Sakuramoto, da General Motors; Carlos Coutinho, da BRF; e Claudio Terra, do Hospital Israelita Albert Einstein; irão contar como estão lidando, cada um em seu segmento, com esta nova realidade no que diz respeito as suas iniciativas digitais, de indústria 4.0 e IIoT (Industrial Internet of Things).


Quais as novas estratégias? O que muda neste momento: reduzir, acelerar, manter tudo como está? Quais os principais obstáculos que estão enfrentando? E os convidados ainda vão responder a perguntas dos participantes do evento.


Confira quem são os convidados:


Carlos Coutinho, BRF

Doutor em Engenharia Química pela UFSC em modelagem de processos. Graduado em Engenharia Química pela UFRJ. Possui também MBA em Gestão Empresarial – UNICAMP. É professor convidado de Pós-graduação na PUC-PR nos cursos de extensão de engenharia de produção. Tem 25 anos de experiência em área fabril. Atualmente é Gerente Executivo de inovação na BRF.




Carlos Sakuramoto, General Motors

Engenheiro Mecânico ­Aeronáutico graduado pelo ITA, com MBA e Doutorado em Dinâmica de Sistemas e Redes Neurais, com larga experiência em projeto & desenvolvimento nas áreas de engenharia do produto e engenharia de manufatura. Atualmente: é Gerente de Tecnologia e Inovação da Engenharia de Manufatura da General Motors América do Sul; Diretor de Manufatura da AEA; Membro do Board of Trustees do Fraunhofer ­ ITA/CCM Project Center; Conselheiro do Parque Tecnológico de São José dos Campos; Membro do Conselho Municipal de Inovação de São Caetano do Sul; Representante AEA e ANFAVEA na Câmara Brasileira da Indústria 4.0; Representante ANFAVEA do Conselho Consultivo do PPP da EMBRAPII; Representante ANFAVEA no Comitê Tecnico do PPP da FUNDEP­Linha IV; Coordenador do GT­2 (Pesquisa e Desenvolvimento) da ANFAVEA; Coordenador dos Seminários de Manufatura Avançada/i4.0 da AEA.

Claudio Terra, Hospital Israelita Albert Einstein

Diretor de Inovação e Transformação Digital do Hospital Israelita Albert Einstein, professor de Inovação e Empreendedorismo do Programa de Doutorado em Ciências da Vida pelo Einstein e de pós-graduação da FIA - Fundação Instituto de Administração. Foi diretor executivo da Globant no Brasil - www.globant.com e presidente da TerraForum Consultores (comprada pela Globant) por 12 anos. Foi executivo da Globo, Editora Abril, Rogers, McKinsey e trabalhou no Canadá e Estados Unidos por cerca de 5 anos. Autor de 10 livros e várias dezenas de artigos publicados no Brasil e no exterior. Possui quatro diplomas pela Universidade de São Paulo: graduação em Engenharia de Produção (1987); graduação em Economia (1988), mestrado em Administração (1992) e doutorado em Engenharia (1999). Tem experiência acadêmica e empresarial nos seguintes temas: empreendedorismo, gestão de inovação, investimentos em startups, gestão do conhecimento, portais corporativas, estratégia digital, entre outras.


Renate Fuchs, Accenture

Associate Director na Accenture e atua há 12 anos em consultoria de estratégia. Concretizou cerca de 100 projetos na América Latina, Alemanha e Estados Unidos prioritariamente nas indústrias automotiva e de transportes. Hoje é responsável por consultoria para as indústrias de produtos na área de Industry X.0. Além disso cuida da prática de produtos e plataformas inteligentes onde apoia organizações no aumento de valor através de produtos e serviços conectados. Seu trabalho acompanha de perto as grandes tendências e soluções industriais e de mobilidade. Renate é bacharel em Engenharia de Produção, com foco em operações, pela Universidade de Reutlingen na Alemanha e tem educação continuada em Inovação pela University of California, Berkeley, Haas Scool of Business.



Sobrevivência passa pela indústria 4.0


A missão da ABII neste momento é a de ajudar as empresas que decidiram realizar sua transformação digital. E com a realização desta série de eventos, a entidade acredita que será um estímulo para quem deseja dar os primeiros passos e também para quem deseja acelerar estes passos no nosso 'novo normal'.


"Essa nova realidade afeta os segmentos industriais de formas muito diferentes, mas requer que todas as empresas se reinventem. E esta adaptação passa pela adoção das tecnologias ligadas à indústria 4.0 e à digitalização. Quem se mover mais cedo, mais rapidamente e de forma mais decisiva vai estar melhor posicionado, com um cenário mais favorável, comparado a quem ficar meio perdido neste processo", alerta o presidente da ABII, José Rizzo.

"A grande premissa é de que no próximo ano todas as empresas vão operar diferente do que antes da pandemia. As empresas terão que entender como se reposicionar nesta nova realidade, que mercados e formas de trabalho deixaram de existir. E nesta adaptação que envolve mudanças profundas na logística, na forma como as pessoas trabalham e na interação com o cliente, a chave é a adoção da tecnologia. Então, acelerar a indústria 4.0 é dar maior chance para que as empresas brasileiras se reposicionem rapidamente neste novo contexto e sigam competitivas", finaliza Rizzo.


Nos dias 17 e 24 de junho e 1º de julho, outros três eventos online vão se concentrar nas soluções focadas nas áreas de negócios, tecnologia e pessoas, nesta ordem. Participe!



Serviço


O quê: painel de abertura do ABII Live Talks

Quando: 10 de junho, às 10 horas

Onde: ao vivo pelo YouTube da ABII ou direto neste link https://youtu.be/QbUCmqY7anM

Quanto: gratuito e aberto para quem tiver interesse

Convidados: Renate Fuchs da Accenture; Carlos Sakuramoto da General Motors; Carlos Coutinho da BRF; e Claudio Terra do Hospital Israelita Albert Einstein

Mediador: José Rizzo, presidente da ABII



Sobre a ABII


A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da indústria 4.0 e da IIoT (Industrial Internet of Things) no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, a partir do desenvolvimento de tecnologias e inovação. A entidade tem 47 empresas associadas. A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o IIC (Industrial Internet Consortium), consórcio criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel. Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, FIESC/CIESC e Embraco uniram-se para fundar a ABII.

Mais informações: comunicacao@abii.com.br contato@abii.com.br


#AbiiLiveTalks

#Industria40

#Retomada

#internetindustrial

#IIoT

#tecnologia

#ABII

#negócios

#industria

#economia

#business

Leia também

0 visualização

CONTATO

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

© 2020 por Associação Brasileira de Internet Industrial