BLOG

  • Genara Rigotti

Artigo: 5G como catalizador para cidades mais poderosas com inteligência artificial


Por Jose Larrucea

SVP Internacional de Vendas da RealNetworks


As redes de telecomunicação móvel de 5ª geração - 5G - são uma tecnologia de conectividade sem fio, de alta velocidade, que é capaz de trafegar um imenso volume de dados por meio de conexões mais estáveis. Além disso, está revolucionando a comunicação em geral fazendo com que nossa vida evolua de forma mais conveniente diante das inúmeras possibilidades que trarão.


Estamos testemunhando a transformação que o 5G está construindo em múltiplos âmbitos: desde segurança, saúde, entretenimento, até o jeito como interagimos e consumimos mídia.


Sua largura de banda mais robusta suporta grandes quantidades de dados. Essa tão esperada velocidade e conectividade tem sido amplamente divulgada como uma mudança de jogo, e não parece ter nenhum exagero nisso. O 5G permitirá uma conexão ininterrupta de vários dispositivos simultaneamente, sem falhas e com maior estabilidade, apoiando as necessidades da nova era digital.


De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o 5G é mais do que apenas uma melhoria das gerações anteriores. “As redes móveis 5G proporcionarão serviços avançados de banda larga móvel, com taxas de dados mais altas, menor latência e mais capacidade, que possibilitarão enorme potencial para novos serviços sem fio de valor agregado”. Com o 5G a transferência da informação se dará em tempo real, devido à diminuição radical da latência. Com isso a utilização de veículos autônomos e cirurgias remotas, por exemplo, serão ainda mais precisos.


No Japão, onde o 5G já é uma realidade, a principal empresa de telefonia celular do país deu um belo exemplo de como acrescentar mais um ingrediente a essa conversa: criou o EasyPass™ - uma solução de autenticação de funcionários que permite o controle de acesso usando um smartphone. A solução é resultado de uma parceria entre a RealNetworks e a NTT Docomo. A tecnologia utiliza o 5G da Docomo e conta com o sistema de reconhecimento facial SAFR da RealNetworks, sem contato, compatível com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para prevenção e controle da pandemia Covid-19.


Além disso, o 5G abre as portas para uma nova categoria de tecnologia: os wearables. Com os wearables, as possibilidades são infinitas, desde câmeras 5G para aplicações de cidades inteligentes, como monitoramento de rota e fluxo, até a utilização de uma câmera de lapela por pessoas cegas com um assistente de voz “in-ear”, reconhecendo as pessoas ao seu redor. O 5G aproxima essas aplicações da realidade.


Com 20 vezes mais largura de banda do que as redes 4G, o 5G suporta muito mais dispositivos na rede. Isso significa a capacidade de executar por exemplo, softwares de reconhecimento facial com mais câmeras e maior conectividade. Uma largura de banda mais eficiente também se traduz em uma redução significativa no TCO (Total Cost of Ownership), tornando muitas soluções viáveis para uma faixa mais ampla de clientes.


Levando isso em consideração, a RealNetworks lançou o SAFR Inside: reconhecimento facial de vídeo ao vivo permitindo detecção e reconhecimento facial em câmeras inteligentes como a Axis Q1615 Mk III e P3255. O SAFR Inside realiza o processamento direto nas câmeras e reduz substancialmente a infraestrutura na ponta. Além disso, elimina o hardware do servidor permitindo a implantação de uma visão computacional poderosa, por um custo de propriedade muito menor, para uma variedade de aplicações: monitoramento de lista de observação, detecção de máscara facial (alertas quando nenhuma máscara for detectada), acesso seguro sem toque com desbloqueio facial, análise de multidão (idade, sexo, expressão facial), contagem de ocupação, entre outros. O SAFR Inside facilita análises complexas e, ao mesmo tempo, fornece consciência situacional em tempo real para segurança e analíticos de vídeo.


Com o 5G, soluções como o SAFR Inside tiram do papel inúmeras teorias e as trazem para a prática: abrem caminho para o desenvolvimento de cidades cada vez mais inteligentes, além de proporcionar a implementação de novas aplicações, que permitirão a melhoria de infraestruturas que vão desde a mobilidade urbana até a saúde e segurança pública. As cidades inteligentes usarão a força da tecnologia e dos dados para aprimorar e gerenciar a vida em sociedade.


As possibilidades são infinitas, desde a criação de pontos digitais altamente eficientes para serviços de KYC (Know Your Customer), tótens de auto atendimento e robôs que conversam com os clientes e trazem insights enriquecedores. Possibilita também a configuração de experiências em vários dispositivos conectados, orientação de múltiplos fluxos como entradas em hospitais, escolas e transportes, até pagamento em varejo e utilizações prontas para atender a indústria 4.0. O 5G vai de fato abrir portas para aproximar nossa realidade de aplicações cada vez mais rápidas e convenientes.


Clique aqui e tenha acesso a um infográfico completo sobre a tecnologia 5G

40 visualizações