BLOG

  • Genara Rigotti

Cases de aplicação da indústria 4.0 e IIoT no Brasil ganham destaque no 12º Encontro Nacional ABII


Um dos momentos mais esperados do 12º Encontro Nacional ABII, que ocorre nos dias 24 e 25 de novembro, é a apresentação dos cases finalistas do Prêmio ABII 2020. Assim como o evento o prêmio será realizado pela primeira vez em versão digital. O objetivo é apresentar ao público o que já está acontecendo na prática e o que está resolvendo as dores dos negócios e acelerando a adoção da IIoT e indústria 4.0 no Brasil.

No total, 13 projetos de 9 empresas associadas foram inscritos no Prêmio ABII e avaliados por uma curadoria especializada que definiu os quatro finalistas. A curadoria foi formada por diretores e ex-diretores da ABII. Luís Gonzaga Trabasso e Marcelo Gramigna representaram a atual diretoria. André Zanatta, Luciano Lopes e Rogério Morrone formaram o time de ex-diretores. Os inscritos mostraram cases ou conceitos com aplicações de sucesso e insucesso relacionados a indústria 4.0 e a IIoT.

No primeiro dia do 12º Encontro Nacional ABII os quatro cases finalistas serão apresentados ao vivo e uma banca de jurados externos fará a avaliação do grande vencedor do Prêmio ABII 2020. A novidade é que neste ano os associados também poderão votar durante a apresentação (a avaliação dos associados terá o peso de 1 voto e será considerado junto aos outros 3 votos do júri). Serão jurados externos: Renate Fuchs, Associate Director Industry X.0 Latam da Accenture; Rafaella de Brida, Automation Senior Engineer da Tigre; e Paulo Curado, diretor de inovação do CPQD.


Inscreva-se clicando aqui e receba 2 links de transmissão, um para cada dia do evento.

O 12º Encontro Nacional ABII tem participação gratuita e será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da ABII. A programação está repleta de atrações, com conhecimentos e lições transformadoras! "A ABII promove seu 12º Encontro Nacional com ênfase nos temas prioritários para os profissionais e empresas que seguem avançando em sua jornada digital, tornando realidade os conceitos da Indústria 4.0 e de IIoT. Serão duas manhãs intensas, com a participação de especialistas globais, apresentação dos melhores cases e discussões técnicas com os profissionais brasileiros que estão fazendo a transformação acontecer", reforça Rizzo.


Ainda no primeiro dia do evento, Paulo Curado, diretor de inovação do CPQD fará uma palestra sobre "Tecnologias que podem transformar as empresas no Brasil". Segundo ele, serão apresentados os resultados de um relatório do CPQD que analisa a realidade brasileira, sobre a maturidade, o potencial de impacto e a perspectiva de adoção de 28 tecnologias selecionadas como relevantes nos cenários atual e futuro do país em seis áreas: Rede e Conectividade; Inteligência Artificial; Confiança, Privacidade e Segurança; Computação Avançada; Mobilidade e Veículos Autônomos; IoT e Dispositivos Inteligentes.


✅ Artigo: Gêmeo Digital - esqueça tudo que você sabe sobre

Também no dia 24 ocorre um painel internacional sobre "Digital Twin – O principal facilitador para a transformação digital, fornecendo informações essenciais para que os negócios tomem decisões fundamentadas". "Cada vez mais o termo digital twin vem sendo utilizado em diversas áreas. O Digital Twin Consortium (que é um ecossistema global de usuários que conduzem as melhores práticas para o uso de gêmeos digitais e definem requisitos para novos padrões) está trabalhando para que os negócios tenham uma melhor compreensão. Nesta apresentação, você saberá o que as empresas podem obter das tecnologias digital twin e os benefícios comerciais, com base em casos reais de uso pelo mundo", explicam os convidados Richard Mark Soley diretor executivo da Digital Twin Consortium e Dan Isaacs, vice-presidente e diretor técnico do Digital Twin Consortium. O painel, que será em inglês e sem tradução.


No segundo dia do 12º Encontro Nacional ABII (25 de novembro) será apresentado o vencedor do Prêmio ABII 2020, haverá apresentação do voluntário do ano ABII e de novas empresas associadas, além de uma programação especial organizada pelos Grupos de Trabalho (GTs) da ABII. A primeira palestra, organizada pelo GT de Tecnologia, segue com o tema do Gêmeo Digital; depois, o GT de Negócios fará apresentações de diagnóstico de Customer Success na ABII e visão de negócios para 2021; e encerrando o evento, o GT de Pessoas terá o painel "Workforce Pós Covid - Cenários, desafios e tendências para a gestão de pessoas na era digital".

"Fazer parte da ABII é protagonizar a transformação que fará do Brasil uma nação mais competitiva e conectada. Falar sobre os temas de Indústria 4.0 e IIoT não é suficiente. Na ABII seguimos com uma proposta pragmática de envolver os profissionais em ações reais e na resolução de problemas práticos. Com isso, aprendemos uns com os outros e todos avançam. Para fazer acontecer, precisamos de pessoas engajadas e que acreditam no poder transformador do voluntariado. Venha fazer parte deste movimento", convida o presidente da entidade, José Rizzo Hahn Filho.


✅ Conheça a programação completa do 12º Encontro Nacional ABII


Serviço


O quê: 12º Encontro Nacional ABII.

Quando: 24 de novembro das 8h30 às 12h30 e 25 de novembro, das 8h30 às 12h.

Onde: ao vivo no YouTube da ABII.

Quanto: gratuito e aberto para quem tiver interesse. Se você quiser fazer a inscrição para ter acesso ao certificado e receber os links de transmissão no seu e-mail, clique aqui.


Conheça os 4 finalistas do Prêmio ABII 2020

  • Controle de aterramentos temporários: tecnologia IoT aplicada para redução da falha humana, da Macnica DHW.

  • Logística 4.0, da Pollux.

  • Monitoramento Online e Preditivo de Motores Elétricos, da Nidec Global Appliance.

  • TERMONLINE - Monitoramento contínuo da temperatura de pessoas, da TERMICA Solutions.


Conheça os outros projetos inscritos

  • Digitalização da Auditoria de Qualidade do Processo, da Nidec Global Appliance.

  • EASY PASS DOCOMO (Japão) & SAFR, da Real Networks.

  • Modernização do Ensino em Engenharia na disciplina de Computação Ubíqua, da PUC/PR.

  • Multilink - Do sensor à nuvem, da Pepperl+Fuchs.

  • Otimização da coleta de dados em sistema de execução de manufatura (MES), da Nidec Global Appliance.

  • Projeto AGVs Linha de Ônibus Mercedes Benz Brasil, da Selettra.

  • Projeto Integrador em Controle e Automação 2019/2º - Desafio “Controle de Temperatura”, da PUC/PR.

  • Redução de custo e aumento de produtividade com o uso da tecnologia, da I3C Soluções.

  • Selettra IoT, da Selettra.

Sobre a ABII


A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da indústria 4.0 e da IIoT (Industrial Internet of Things). Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, a partir do desenvolvimento de tecnologias e inovação. A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o IIC (Industrial Internet Consortium), consórcio criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel. Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, Fiesc/Ciesc e Nidec GA (empresa detentora da marca Embraco) uniram-se para fundar a ABII.

::: Veja tudo sobre a série de painéis online que a ABII está realizando em 2020

::: Confira todas as entrevistas com os diretores e líderes de GTs da ABII

CONTATO

  • LinkedIn ícone social
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

© 2020 por Associação Brasileira de Internet Industrial