BLOG

  • Genara Rigotti

Como a transformação digital está impactando a gestão do agronegócio


Entre todas as ações de transformação digital ligadas ao agronegócio, a agricultura 4.0 é uma das que mais ganha espaço. Também conhecida como agricultura digital, baseia-se na adoção de tecnologia de ponta, de sistemas integrados focados em gestão, na automatização de processos e na análise de dados em larga escala na produção agrícola e em toda a cadeia do agronegócio. Mas como os serviços e soluções digitais promovem geração de valor para a cadeia do agronegócio? Esta é a pergunta-chave que este painel online pretende responder. O evento ocorre no dia 14 de outubro (quarta-feira), às 17 horas.


O painel "Influência da transformação digital na gestão do agronegócio" é promovido pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) e vai reunir os seguintes convidados: Renato Caetano, Product Manager TOTVS; Tiago Fontes, Diretor de Marketing Estratégico Huawei Brasil; e Thais Albuquerque, CEO da eBarn. A mediação será de Luiz Eduardo Bueno, CEO da Simple Agro, empresa associada a ABII.


A transmissão será ao vivo nos canais do YouTube e LinkedIn da ABII e a participação é gratuita e aberta a todos que tiverem interesse. "A gestão e a transformação digital são elementos importantes no segmento do agronegócio pois permitem melhorar, de maneira sustentável, a eficiência das operações e, ao mesmo tempo, auxiliar a tomada de decisões. No entanto ainda existe uma grande barreira cultural nesse setor", ressalta o mediador do painel, Luiz Eduardo Bueno.


Quer receber o link da transmissão em seu e-mail no dia do evento? Inscreva-se aqui


"A transformação digital no agronegócio com gestão integrada é a forma natural para se obter resultados exponenciais no presente e no futuro", acredita o convidado Renato Caetano. "O uso de tecnologias no agronegócio, quando bem utilizadas, melhoram a produtividade e eficiência na utilização de insumos, reduzem custos, aumentam a segurança dos trabalhadores e diminuem os impactos ambientais causados pela atividade agrícola", aponta o convidado Tiago Fontes.


A convidada Thais Albuquerque complementa: "Conectando o agronegócio com aplicativos e plataformas é possível que o produtor rural tenha mais lucratividade. Ele poderá, por exemplo, ter mais acesso a preços e ofertas de mercado, rastreabilidade das operações, e até ter sua própria loja online para expor produtos."


Serviço

O quê: painel "Influência da transformação digital na gestão do agronegócio".

Quando: 14 de outubro, às 17 horas.

Onde: ao vivo nos canais da ABII no YouTube e LinkedIn.

Quanto: gratuito e aberto para quem tiver interesse. Se você quiser fazer a inscrição para receber o link de transmissão no seu e-mail no dia do evento, acesse aqui.


Conheça os painelistas

Renato Caetano

Product Manager TOTVS

Graduado em Ciência da Computação com ênfase em Análise de Sistemas, Pós-graduação em Análise de Sistemas com especialização em Banco de Dados e MBA em Agronegócio. Mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de soluções para o Agronegócio no Brasil e América Latina. Atua como Gerente de Produto no segmento de Agronegócio da TOTVS.










Tiago Fontes

Diretor de Marketing Estratégico Huawei Brasil

Executivo de tecnologia e de marketing, reconhecido por criar e conduzir a equipe de produtos e estratégias de marketing. 23 anos de experiência na indústria de telco. Formado pela UNISAL (Campinas), com pós graduação, MBA em Gerenciamento Estratégico de Negócios pela FAC e MBA Executivo em Economia e Gerenciamento Estratégico de Negócios pela FGV.










Thais Albuquerque

CEO da eBarn

Técnica em Meio Ambiente pela ETESP, Engenheira Agrônoma pela ESALQ-USP, MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV. Graduação desenvolvida com práticas de campo, no Grupo de Experimentação Agrícola (GEAESALQ-USP) com grandes culturas e estágio profissionalizante na Kansas State University com ensaios de soja e milho. Engenheira Agrônoma pela ESALQ-USP. Carreira desenvolvida na área de administração agropecuária, envolvendo estratégia, custos, implantação de projetos e acompanhamento de tecnologias para agricultura digital. Co-fundadora e CEO da startup eBarn, plataforma de Agronegociação que conecta produtores rurais aos demais players da cadeia, para comprar insumos e vender grãos online, com o objetivo de ressignificar o melhor negócio gerando mais lucratividade aos envolvidos.






Luiz Eduardo Bueno

CEO da Simple Agro

Mestre em Administração pela UNIALFA, pós-graduado em Governança de TI pelo SENAC e graduado em Sistemas de Informação pela UEG, com ampla experiência na área de Tecnologia da Informação com foco no agronegócio; Automação Industrial; Desenvolvimento e gestão de novos modelos de negócio e Gerenciamento de Projetos e Processos. CEO da Simple Agro, gestor de Tecnologia e Inovação, Diretor de Produto da Agência de Inovação do IF Goiano. Entusiasta Gamer, Geek e apaixonado por carros.










Vencendo os desafios da indústria 4.0


A ABII está realizando uma série especial de eventos online chamada "Vencendo os desafios da indústria 4.0", destinada a profissionais e equipes envolvidas no processo de adoção e implementação das ferramentas habilitadoras da indústria 4.0 nas empresas. As temáticas dos painéis são ligadas as áreas de agronegócio, manufatura, saúde e cidades inteligentes, seguindo agenda estratégica do governo federal para o desenvolvimento da indústria 4.0 no Brasil.


Nos painéis, o público pode conferir especialistas, usuários e provedores do setor dando dicas preciosas. Serão apresentadas as melhores práticas da indústria nacional, cases de sucesso e ferramentas de gestão e tecnológicas. Os vídeos ficarão disponíveis no Youtube para quem quiser consultar e pesquisar o conteúdo após a realização ao vivo do painel.


"Se você faz parte de uma equipe que tem o desafio implementar a indústria 4.0, venha participar desta série de eventos e ver como outras empresas e outros profissionais estão conseguindo superar e vencer os desafios", convida o presidente ABII, José Rizzo Hahn Filho. "Na pós-pandemia, mais do que nunca, a indústria 4.0 será um fator de sobrevivência e competitividade para qualquer empresa."

Como foram os painéis:


::: Abertura do ABII Live Talks com o mercado

::: Novos modelos de negócio

::: Tecnologias para geração de valor

::: Pessoas no mundo VUCA

::: Liderança feminina em empresas de tecnologia

::: Obstáculos e oportunidades do Agro 4.0

::: Customer Success na indústria

::: Segurança nas cidades inteligentes

::: Obstáculos e oportunidades da indústria 4.0


ABII Live Talks


A primeira série de eventos do ABII Live Talks, realizada entre 10 de junho e 15 de julho, teve cinco painéis, que apresentaram os seguintes debates: como diferentes setores da economia reagiram e estavam atuando durante a pandemia com suporte da tecnologia; que novos modelos de negócio começaram a surgir; como as tecnologias vão ajudar na geração de valor pós-pandemia; e sobre como as pessoas estão lidando com o mundo VUCA que estamos vivenciado, em um cenário ainda mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. Tivemos ainda um painel que discutiu a liderança feminina em empresas de tecnologia.


Se naquela série de eventos o objetivo era discutir o papel da transformação digital na retomada econômica, agora, a ideia é conversar diretamente com os profissionais envolvidos no processo de adoção e implementação da indústria 4.0 para fomentar este avanço.


Sobre a ABII


A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da indústria 4.0 e da IIoT (Industrial Internet of Things). Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, a partir do desenvolvimento de tecnologias e inovação. A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o IIC (Industrial Internet Consortium), consórcio criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel. Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, Fiesc/Ciesc e Nidec GA (antiga Embraco) uniram-se para fundar a ABII.


Leia também


::: Indústria 4.0 será fundamental no momento da retomada pós-pandemia

::: Como a pandemia impacta e acelera novos modelos de negócio

::: Como o uso de tecnologias vai impactar a geração de valor dos negócios pós-pandemia

::: Quais são as habilidades necessárias para o profissional do mundo VUCA

::: Como aumentar participação de mulheres na liderança de empresas de tecnologia

::: Agro 4.0: obstáculos e oportunidades no campo

::: Customer Success ganha espaço no segmento industrial

::: O desafio da segurança nas cidades inteligentes

::: Como superar os obstáculos na implementação da indústria 4.0

CONTATO

  • LinkedIn ícone social
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

© 2020 por Associação Brasileira de Internet Industrial