BLOG

  • Genara Rigotti

Como foi o painel sobre influência da transformação digital na gestão do agronegócio


Se você perdeu a transmissão ao vivo do painel sobre "Influência da transformação digital na gestão do agronegócio" na última quarta-feira (14 de outubro), ainda é possível assistir no no YouTube da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) ou diretamente no link abaixo e aprender muito com inúmeras dicas, cases de aplicações e muitas reflexões e insights dos convidados.


Participaram da discussão: Renato Caetano, Product Manager TOTVS; Tiago Fontes, Diretor de Marketing Estratégico Huawei Brasil; e Thais Albuquerque, CEO da eBarn. E a mediação foi de Luiz Eduardo Bueno, CEO da Simple Agro, empresa associada a ABII.


Os convidados abriram o painel fazendo uma avaliação da posição do Brasil no âmbito da transformação digital do agronegócio na comparação com outros países. O que estaria mais avançado e mais atrasado e quais os principais desafios. Um ponto que novamente entrou no debate - como tem ocorrido em toda a série realizada pela ABII - foi o desafio da conectividade e a expectativa da chegada do 5G como solução para muitas demandas.


Outro tema discutido pelos painelistas foi sobre como o uso de novas tecnologias aplicadas na digitalização da agricultura podem contribuir com o aumento da produtividade já que as estimativas mostram um crescimento de aproximadamente 10 bilhões de habitantes no planeta até 2050 e para alimentar essa população, a produção de alimentos precisará crescer 70%.


Os painelistas convidados também fizeram sugestões aos pequenos agricultores de como começar a jornada da digitalização em suas propriedades e ressaltaram modelos que podem ajudar a democratizar o acesso. Falaram também sobre benefícios do uso de tecnologias digitais na gestão do agronegócio e contaram experiências dos usuários junto as empresas convidadas. Confira e aproveite os conhecimentos!


Assista ao painel completo:

A ABII está realizando uma série especial de eventos online chamada "Vencendo os desafios da indústria 4.0", destinada a profissionais e equipes envolvidas no processo de adoção e implementação das ferramentas habilitadoras da indústria 4.0 nas empresas. As temáticas dos painéis estão ligadas as áreas de agronegócio, manufatura, saúde e cidades inteligentes, seguindo agenda estratégica do governo federal para o desenvolvimento da indústria 4.0 no Brasil.


A primeira série de eventos do ABII Live Talks, realizada entre 10 de junho e 15 de julho, teve cinco painéis, que apresentaram os seguintes debates: como diferentes setores da economia reagiram e estavam atuando durante a pandemia com suporte da tecnologia; que novos modelos de negócio começaram a surgir; como as tecnologias vão ajudar na geração de valor pós-pandemia; e sobre como as pessoas estão lidando com o mundo VUCA que estamos vivenciado, em um cenário ainda mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. Tivemos ainda um painel que discutiu a liderança feminina em empresas de tecnologia.


Se naquela série de eventos o objetivo era discutir o papel da transformação digital na retomada econômica, agora, a ideia é conversar diretamente com os profissionais envolvidos no processo de adoção e implementação da indústria 4.0 para fomentar este avanço.

Como foram os painéis:


::: Abertura do ABII Live Talks com o mercado

::: Novos modelos de negócio

::: Tecnologias para geração de valor

::: Pessoas no mundo VUCA

::: Liderança feminina em empresas de tecnologia

::: Obstáculos e oportunidades do Agro 4.0

::: Customer Success na indústria

::: Segurança nas cidades inteligentes

::: Obstáculos e oportunidades da indústria 4.0

Sobre a ABII


A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da indústria 4.0 e da IIoT (Industrial Internet of Things). Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, a partir do desenvolvimento de tecnologias e inovação. A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o IIC (Industrial Internet Consortium), consórcio criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel. Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, Fiesc/Ciesc e Nidec GA (antiga Embraco) uniram-se para fundar a ABII.


Leia também


::: Indústria 4.0 será fundamental no momento da retomada pós-pandemia

::: Como a pandemia impacta e acelera novos modelos de negócio

::: Como o uso de tecnologias vai impactar a geração de valor dos negócios pós-pandemia

::: Quais são as habilidades necessárias para o profissional do mundo VUCA

::: Como aumentar participação de mulheres na liderança de empresas de tecnologia

::: Agro 4.0: obstáculos e oportunidades no campo

::: Customer Success ganha espaço no segmento industrial

::: O desafio da segurança nas cidades inteligentes

::: Como superar os obstáculos na implementação da indústria 4.0

::: Como a transformação digital está impactando a gestão do agronegócio

CONTATO

  • LinkedIn ícone social
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

© 2020 por Associação Brasileira de Internet Industrial