BLOG

  • Genara Rigotti

Como potencializar a inovação e o empreendedorismo na indústria


A indústria vive em constante pressão por resultados em um mercado muito competitivo e globalizado. Neste contexto, a inovação e o intraempreendedorismo desempenham um papel chave para que novos modelos de negócios, produtos e soluções sejam desenvolvidos e processos aprimorados, tendo as pessoas como protagonistas deste movimento de transformação. Esta será a discussão do evento online do dia 28 de outubro (quarta-feira) às 17 horas.


O painel "Inovação e Empreendedorismo na Indústria" é promovido pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) e vai reunir um time de especialistas: Claudio H. Goldbach, CEO da TERMICA Solutions; Erivan Piazera, Head de Unidade de Negócios da Nidec Global Appliance; Ricardo Fernandes, Gerente de Engenharia da Erzinger. A mediação será de Tatiana Montero, empreendedora socioambiental e membro da Liga de Intraempreendedores do Brasil.


A transmissão será ao vivo nos canais do YouTube e LinkedIn da ABII e a participação é gratuita e aberta a todos que tiverem interesse. "O conceito de intraempreendedorismo traz a proposta de valorizar as ideias e inovação que surgem no ambiente interno e não só fora da empresa. Intraempreendedorismo focado em conexões e compartilhamento é a forma como consigo concretizar todas as ideias que trazem valor positivo para a empresa, o meio ambiente e a sociedade", explica a mediadora do painel, Tatiana Montero.


Quer receber o link da transmissão em seu e-mail no dia do evento? Inscreva-se aqui


"Em um contexto marcado por constantes mudanças e profundas transformações das necessidades do mercado, a inovação ganha força como diferencial competitivo, possibilitando novas formas de gerar e perceber valor", aponta o convidado Erivan Piazera. "Temos tido o privilégio de participar de vários ecossistemas de inovação aberta industrial e queremos compartilhar essas experiências", ressalta Claudio H. Goldbach.


O convidado Ricardo Fernandes complementa: "Precisamos de pessoas nas nossas empresas que tenham a visão e sentimento de 'donos'. Isso é fundamental para desenvolver uma cultura de inovação participativa nas empresas. Desenvolver o empreendedorismo corporativo leva ao empoderamento das pessoas e consequentemente o compromisso com a evolução, com a inovação."


Serviço

O quê: painel "Inovação e Empreendedorismo na Indústria".

Quando: 28 de outubro, às 17 horas.

Onde: ao vivo nos canais da ABII no YouTube e LinkedIn.

Quanto: gratuito e aberto para quem tiver interesse. Se você quiser fazer a inscrição para receber o link de transmissão no seu e-mail no dia do evento, acesse aqui.


Conheça os painelistas

Claudio H. Goldbach CEO da TERMICA Solutions

Engenheiro Químico com 25 anos de experiência em processos térmicos, com amplo conhecimento em equipamentos industriais como fornos, estufas e aquecedores. Tem pautado sua carreira na busca incessante de inovação e eficientização de processos térmicos industriais. É CEO da PERFIL Group, holding controladora de empresas da área térmica, no Brasil e Estados Unidos. Também é diretor da ABII.









Erivan Piazera Head de Unidade de Negócios da Nidec Global Appliance

Head da Unidade de Negócios de Unidades Condensadoras de Refrigeração da Nidec Global Appliance, empresa detentora da marca Embraco. Com mais de 30 anos dedicados ao desenvolvimento e comercialização de compressores e sistemas para eletrodomésticos e equipamentos comerciais, já atuou como Chief Transformation Officer e Diretor de Novos Negócios, além de diversas posições nas áreas de engenharia, marketing e vendas. Erivan é graduado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, com especialização em Gestão de Marketing e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Tem também formação de conselheiro pelo IBGC.




Ricardo Fernandes Gerente de Engenharia da Erzinger

Atuando na empresa a 15 anos no projeto de linhas de pintura para os mais diversos segmentos industriais. Formado em Eletromecânica e com MBA’s em gestão de projetos e de pessoas. Atua na gerência da equipe de engenharia no desenvolvimento de equipamentos, máquinas e instalações para processos de preparação e pintura industrial. Responsável pelo desenvolvimento conceitual e de parcerias tecnológicas para os novos produtos da empresa. É um entusiasta e promotor da adoção de novas tecnologias aplicadas aos produtos e processos na Erzinger. Ex: Indústria 4.0, IIoT, Machine Learning, Monitoramento de ativos; Digitalização de processos, e a plataforma em nuvem da Erzinger chamada de smart in line. É participante de grupos temáticos e associações ligadas aos ecossistemas de inovação na cidade de Joinville como ABII, ACIJ, SAE.



Tatiana Montero Empreendedora socioambiental e membro da Liga de Intraempreendedores do Brasil

Profissional com 10 anos de experiência em sustentabilidade e meio ambiente, com histórico de atuação nas indústrias de bens de consumo, energia renovável e consultoria. Engenheira Ambiental formada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) com MBA no setor elétrico, pós graduação em Engenharia de Segurança e Educação para Sustentabilidade e atualmente cursando MBA de Administração pela PUC-RS. Apaixonada por gerar impacto positivo, novos projetos conexão entre pessoas e oportunidades.








Vencendo os desafios da indústria 4.0


A ABII está realizando uma série especial de eventos online chamada "Vencendo os desafios da indústria 4.0", destinada a profissionais e equipes envolvidas no processo de adoção e implementação das ferramentas habilitadoras da indústria 4.0 nas empresas. As temáticas dos painéis são ligadas as áreas de agronegócio, manufatura, saúde e cidades inteligentes, seguindo agenda estratégica do governo federal para o desenvolvimento da indústria 4.0 no Brasil.


Nos painéis, o público pode conferir especialistas, usuários e provedores do setor dando dicas preciosas. Serão apresentadas as melhores práticas da indústria nacional, cases de sucesso e ferramentas de gestão e tecnológicas. Os vídeos ficarão disponíveis no Youtube para quem quiser consultar e pesquisar o conteúdo após a realização ao vivo do painel.


"Se você faz parte de uma equipe que tem o desafio implementar a indústria 4.0, venha participar desta série de eventos e ver como outras empresas e outros profissionais estão conseguindo superar e vencer os desafios", convida o presidente ABII, José Rizzo Hahn Filho. "Na pós-pandemia, mais do que nunca, a indústria 4.0 será um fator de sobrevivência e competitividade para qualquer empresa."

Como foram os painéis:


::: Abertura do ABII Live Talks com o mercado

::: Novos modelos de negócio

::: Tecnologias para geração de valor

::: Pessoas no mundo VUCA

::: Liderança feminina em empresas de tecnologia

::: Obstáculos e oportunidades do Agro 4.0

::: Customer Success na indústria

::: Segurança nas cidades inteligentes

::: Obstáculos e oportunidades da indústria 4.0

::: Influência da transformação digital na gestão do agronegócio

ABII Live Talks


A primeira série de eventos do ABII Live Talks, realizada entre 10 de junho e 15 de julho, teve cinco painéis, que apresentaram os seguintes debates: como diferentes setores da economia reagiram e estavam atuando durante a pandemia com suporte da tecnologia; que novos modelos de negócio começaram a surgir; como as tecnologias vão ajudar na geração de valor pós-pandemia; e sobre como as pessoas estão lidando com o mundo VUCA que estamos vivenciado, em um cenário ainda mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. Tivemos ainda um painel que discutiu a liderança feminina em empresas de tecnologia.


Se naquela série de eventos o objetivo era discutir o papel da transformação digital na retomada econômica, agora, a ideia é conversar diretamente com os profissionais envolvidos no processo de adoção e implementação da indústria 4.0 para fomentar este avanço.

Sobre a ABII


A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da indústria 4.0 e da IIoT (Industrial Internet of Things). Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, a partir do desenvolvimento de tecnologias e inovação. A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o IIC (Industrial Internet Consortium), consórcio criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel. Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, Fiesc/Ciesc e Nidec GA (empresa detentora da marca Embraco) uniram-se para fundar a ABII.

Leia também


::: Indústria 4.0 será fundamental no momento da retomada pós-pandemia

::: Como a pandemia impacta e acelera novos modelos de negócio

::: Como o uso de tecnologias vai impactar a geração de valor dos negócios pós-pandemia

::: Quais são as habilidades necessárias para o profissional do mundo VUCA

::: Como aumentar participação de mulheres na liderança de empresas de tecnologia

::: Agro 4.0: obstáculos e oportunidades no campo

::: Customer Success ganha espaço no segmento industrial

::: O desafio da segurança nas cidades inteligentes

::: Como superar os obstáculos na implementação da indústria 4.0

::: Como a transformação digital está impactando a gestão do agronegócio

#manufatura

#inovação

#empreendedorismo

#abiilivetalks

#industria40

#abii

#industria

CONTATO

  • LinkedIn ícone social
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

© 2020 por Associação Brasileira de Internet Industrial